18.7.14

Pequenas coisas que fazem uma grande diferença!

Há uma ou duas semanas eu me sentei e escrevi um post enorme, mas acabei deixando em rascunho porque não tive tempo de terminar. Relendo ele agora, vi que ainda não é tempo de postá-lo e comecei a escrever esse do zero. Voltei a trabalhar no meu livro e isso tem me inspirado bastante. Já escrevi sobre isso aqui e aqui. Também voltei a ler livros de ficção, um gênero que eu não lia há muito tempo. Já li a trilogia Jogos Vorazes e o próximo da minha lista é o primeiro da trilogia Divergente. A maioria dos livros que eu li nos últimos anos são sobre espiritualidade e assuntos que eu acho interessante estudar. Não que eu tenha parado de ler esses livros, mas é sempre bom variar, né? 


Equipe da Central Mídia nos dias de evangelismo durante a Copa
O tempo de oração pelo fim do tráfico humano e da exploração sexual durante a Copa do Mundo foi muito bom. Confesso que no final eu estava cansado e quase desisti, mas valeu a pena chegar até o último dia com a certeza que ser parceiro de Deus naquilo que Ele está fazendo é uma recompensa em si mesmo. Isso fora todos os testemunhos e histórias de tudo que Ele fez e está fazendo. Estar na sala de oração na Comunidade Reviver de vez em quando também foi muito bom. Participar de algumas ações de evangelismo na Praça Rui Barbosa e nos arredores da Arena da Baixada me fez ver como é fácil sair de forma quando se trata de evangelismo. O fato de trabalhar sempre com igrejas e pessoas cristãs faz a gente esquecer como evangelizar ou mesmo conversar com alguém fora do círculo cristão. Mas mesmo apesar da frustração, vi a ação do Espírito Santo em pequenas coisas como um abraço ou um sorriso e mesmo ao entregar um folheto ou ajudar algum turista a se encontrar em Curitiba. A Copa me revoltou bastante e no fim percebi que isso me fez muito mal. O negócio é transformar essa ira em energia para mudar aquilo que está ao meu redor e ao meu alcance.       


As últimas semanas têm sido dedicadas aos desafios da Central Mídia, onde estou trabalhando em tempo integral desde junho. Estou focando na comunicação da base através das mídias sociais, site, pesquisas e e-mail.  Também estou traduzindo um livro da Landa Cope, o primeiro que ela escreveu, para publicar no início do ano que vem. Aos poucos também estamos começando a moldar o que será a ETED Comunicadores, que começa em fevereiro de 2015. Nessas últimas semanas a base tem estado cheia de pessoas de todo o Brasil para os seminários que acontecem durante o mês de julho. A partir da semana que vem começa a ETED e em agosto começa a ETED Aconselhamento  e a FMA. O fluxo aqui é intenso! 


O segundo semestre está chegando com muitos desafios. Além de traduzir algumas aulas na ETED e na FMA, vou para o Workshop das ETEDs, em Belo Horizonte, no final de setembro. Também quero participar do 11° Congresso Exodus Brasil, já que estarei por lá na mesma época. No final do ano vai rolar o MDM, um curso de liderança de ETED na Vila do Louvor, em Piratininga que eu quero muito fazer. Fui convidado para dar aula sobre Comunicação e Discipulado na ETD - Escola de Treinamento para Discipuladores, que vai acontecer na base da Missões MIL, em Uberlândia. Para mim será um grande desafio e tem tudo a ver com o livro que eu estou traduzindo e com a ETED Comunicadores. Vejo Deus me direcionando nesse sentido. Depois de mais três anos, estou voltando para a minha área de influência, que é a comunicação. E poder unir minha paixão com a missão de Deus é um sonho que está se realizando diante dos meus olhos. 

Acho que por enquanto é só isso... já é o bastante, né? Fora isso, acabei de me lembrar que topei ajudar a Bambam, que é a 'intercessora' da base (ela não gosta muito desse título, diz que o que ela faz mesmo é almoçar aqui, sentar no sol e conversar com as pessoas) a liderar a intercessão com as ETEDs esse semestre. Os desafios continuam e eu continuo caminhando pela fé naquilo que Deus te falado. O post que eu falei que escrevi é sobre isso. Sobre fé, finanças e provisão. Sobre o cuidado de Deus ao longo desse tempo em que eu escolhi obedecer ao invés de seguir aquilo que parece mais sensato e racional. Vou colar aqui um pouco do que eu comecei a escrever sobre isso:

Quem acompanha o blog já sabe que viver pela fé não é sempre tão fácil. De vez em quando posto aqui meus desafios financeiros. Nesses mais três anos em missões eu tenho sido bastante provado nessa área, onde tenho experimentado a provisão e a fidelidade de Deus. Escrevi um post sobre isso em 2012. É algo que faz parte constante de quem vive em missões, de nós que estamos buscando obedecer a Deus e viver pela fé. Não é a toa que em Além Das Possibilidades, um dos meus livros preferidos, o Jim Stier (fundador da JOCUM no Brasil) fale tanto sobre fé e finanças. Na semana de aulas do John Dawson no SDM ele dedicou uma noite só para falar de finanças e dos desafios financeiros que ele enfrenta como "presidente" da JOCUM. Um dos maiores desafios de quem vem fazer ETED são as finanças, desde as mensalidades da escola a viagem do prático, passando por cada detalhe do dia a dia.

Nesses três anos e meio aqui na JOCUM eu fiz escolas, seminários e viagens. Precisei comprar sabonete, shampoo, pasta de dente, barbeador, fio dental e outros itens de higiene que uma hora ou outra acabam. Andei de ônibus, de táxi, de carro e de avião. Fui ao cinema, comi no shopping. Tomei muitas coca-colas na padoca. Participei de várias festinhas. Paguei dízimos e ofertas. Tudo isso custou dinheiro. Bastante dinheiro!

E Deus continua me sustentado de maneira tremenda, mesmo quando o dinheiro não vem. Estou cheio de desafios nos próximos meses e ainda tenho algumas mensalidades da base atrasadas para pagar. De vez em quando vejo um dinheiro aparecer na minha conta ou recebo uma oferta de amor de alguém aqui na base. Isso só prova o quanto Deus é fiel, mesmo que não seja do jeito que eu acho que deveria ser. Ele me sustenta nos mínimos detalhes e isso me ensina a ser grato. Pelas pequenas coisas. Pela possibilidade dos impossíveis. Pela graça e a misericórdia que me alcançam quando eu já desisti. Pela esperança que se renova quando está pra morrer. Por tudo isso sou grato. Por você que leu até o fim e está comigo em oração. Você faz a diferença na minha vida!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...