17.8.13

Novidades e Desafios

Olá queridos! Há dois meses eu me sentei pra escrever aqui no blog pela última vez. Estava lá no Sítio do Serelepe num retiro espiritual me preparando pra voltar pra base pra começar os preparativos do SEIS - Seminário Intensivo de Sexualidade. Nem acredito que já passou tanto tempo e que tantas coisas aconteceram nesse meio tempo! Como sempre acontece quando eu me sento pra escrever aqui, estou há dias digerindo tudo que vivi nesse tempo, o que estou vivendo agora e os desafios que vêm pela frente. Vou tentar não entrar em muitos detalhes, vocês já sabem que quando eu começo a escrever não paro mais, rs. Também quero guardar pra mim algumas experiências que vivi nesse tempo, experiências que foram muito pessoais e reveladoras, coisas que estou processando em oração. Vou deixar fluir...
Preparativos acadêmicos para o SEIS
Não tenho palavras pra descrever o que esse SEIS representou pra mim. Foi muito bom e muito ruim, se é que isso é possível. 50 alunos. Mais de 10 professores. Foi mais um tempo único de aprendizado aqui em JOCUM nessa caminhada de conhecimento de Deus, de mim mesmo e das pessoas ao meu redor. Mas dessa vez foi muito, muito, mais que isso. Deus me permitiu enxergar os meus limites e as minhas fraquezas e também tudo de bom que há em mim, o potencial que eu tenho e o que sou nEle.

Formatura do SEIS
O que aprendi? Que tenho limites, que sou humano. Que só posso dar aquilo que tenho e que também preciso receber. Que Deus me ama de uma maneira que eu não imaginava possível e que Ele me respeita, que é gentil e paciente. Que os pensamentos e os caminhos dEle são muito diferentes dos meus. Que sou preciso e talentoso. Que sou estressado e controlador. Que sou alegre e amável. Que sou bobo e chato. Que ainda preciso amadurecer muito e administrar melhor as minhas emoções.  Aprendi que as pessoas são mais importantes que qualquer coisa, que a razão dessa base e desse seminário existirem é uma só: PESSOAS. É por causa das pessoas que Deus une pessoas e determina um lugar onde elas irão se encontrar por um período de tempo determinado. Conheci pessoas maravilhosas. Fiz amigos. Tentei e falhei. Fiz e deixei de fazer. Cheguei ao meu limite. Dei o meu melhor e fui o mais transparente possível. Briguei e fiz as pazes; comigo mesmo, com Deus e com os meus irmãos.

Nosso pequeno grupo
Folga = Cinema + Sashmi com amigos novos (Dayana) e não tão novos (Renan, que tirou a foto)

Amigos mais chegados que obreiros
Depois do SEIS eu fiquei uma semana no apartamento do Igor, que foi meu discipulador na ETED, se tornou meu amigo, é meu líder no SEIS e em breve será papai. Eu fui pra lá pra descansar e ouvir Deus em relação ao segundo semestre. Estava em crise, me sentindo um bagaço. Foi a semana mais fria e eu aproveitei pra dormir até tarde e ver televisão. Foi bem durante a visita do Papa e eu fui muito ministrado durante a apresentação da Via Sacra na Paria de Copacabana. Deus falou muito comigo e, depois de alguns dias na caverna pedindo pra Deus me levar desse mundo, eu ressuscitei. Na sexta-feira a noite eu me peguei chorando diante da televisão, cheio da presença e do amor de Deus. Fui ministrado pelo Espírito Santo. Fui renovado e animado. Aconteceu com Elias e comigo também. Depois leia 1 Reis que você vai entender.

No final de semana eu almocei na casa da Mãinha e do Painho, amigos queridos que são pastores e trabalham aqui na base na Escola da Família com o Davi e a Meg. Entre eles eu me sinto em família. São pessoas que fazem a diferença na minha vida aqui. Logo depois eu fui pro condomínio jocumeiro, três casas no fundo de uma casa onde moram a Cilene, o Juan e o Well e o Edu e a Mica. Mais família, amigos mais chegados que irmãos.

Missionária Élida
No domingo a noite arrumei as malas e parti pra Campina Grande do Sul, onde reencontrei o pessoal e passei a noite na hospedagem. Na segunda de manhã encontrei a Élida e partimos pra Tibagi, uma cidade do interior do Paraná. Essa viagem foi um convite que a Élida fez pra mim quando estávamos em Campina Grande com a FMA. A ideia da Élida era que eu compartilhasse algo de Deus com os jovens da igreja dela, O Brasil Para Cristo, mas assim que nos encontramos oramos entregando tudo que aconteceria lá pra Deus, pedindo que Ele nos guiasse e fizesse a Sua vontade. Acabou que eu compartilhei com os jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular e da Batista Shekinah. A semana que eu achei que seria de ministrações pra jovens em uma igreja foi uma semana de relacionamento intenso com a família querida da Élida. Logo que chegamos fui recebido com muito amor e carinho pelo Jonny, pela Jhennyfer, pelo Jonas, os três filhos dela e pelo Brayan, o filho lindo da Jhennyfer. Na primeira noite eu conheci o Carlos, marido dela, e fomos à uma reunião de célula da igreja deles.  Minha rotina era acordar cedo pra meditar, depois orávamos e fazíamos todas as refeições em família. Na primeira manhã eu ensinei o Jonas e a Élida a ouvirem a voz de Deus e foi tão lindo ver o Jonas compartilhando o que Deus estava falando com ele. A semana foi cheia de visitas à pessoas queridas que me serviram comidas gostosas. Tive a oportunidade de orar com famílias, ouvir, ensinar e aprender. Na maioria das tardes eu saía pra passear com o Jonas, a Jhennyfer e o Brayan, eles me mostraram todos os pontos turísticos da cidade e nós tomamos muito sorvete. Teve até vigília de oração e um show do David Quinlan. Deus falou muito comigo e permitiu que eu compartilhasse um pouco do que Ele tem me dado com cada uma das pessoas que eu conheci. Posso dizer que fiz amigos e que agora tenho uma família em Tibagi.

Compartilhando a Palavra na Igreja Batista Shekinah em Tibagi
No dia em que eu voltei pra base eu já sabia que deveria permanecer aqui, mas ainda não sabia exatamente o que iria fazer esse semestre. É claro que eu tinha muitos planos, mas Deus me falou pra esperar que Ele iria me mostrar Sua vontade. Logo na segunda-feira o Deivid, um amigo do Rio Grande do Sul, me chamou pra ajudá-lo a pintar os containers que estamos transformando em alojamentos pra casais aqui na base e eu topei na hora. No dia seguinte Deus compartilhou uma palavra comigo durante a meditação que dizia claramente que Ele queria que eu trabalhasse na obra dos containers até o final. Se eu imaginava que isso aconteceria ou se eu tinha algum plano sobre isso? Não! Mas é a vontade de Deus e eu tenho me encontrado em meio às tintas, lixas, espátulas e outras ferramentas e materiais de trabalho. Além de lixar e pintar eu também estou aprendendo a furar e a parafusar. Confesso que nunca me imaginei com uma furadeira e uma parafusadeira nas mãos, rs. Vou ficar ajudando o Deivid, o Rone, o Junião e o Alemão em tempo integral até a obra ficar pronta, o que deve acontecer no final de setembro.

Paralelamente a esse trabalho, estou ajudando a Bambam na intercessão da base e das ETEDs junto com a Thaís, uma irmã conterrânea de São Paulo que fez ETED e FMA comigo, ou seja, estamos juntos desde o começo dessa caminhada em JOCUM. Na semana passada eu e a Vanusa demos um treinamento para os novos líderes de manutenção das ETEDs e fizemos um café da manhã pra recebermos os novos obreiros. Também estou envolvido com a implantação de um projeto de reciclagem de lixo aqui na base  Na semana que vem vou traduzir mais uma vez as aulas do Bob Steyer sobre graça na ETED e já tenho algumas semanas de aulas da FMA agendadas pra traduzir a partir de novembro. Tudo isso fora algumas outras coisas que estão por vir. Deus tem me dado sonhos, palavras e visões. Tudo em seu devido tempo, da sua devida maneira.

Estou cheio de esperança e motivado em relação a tudo que Deus tem compartilhado comigo, feliz demais com os novos desafios e com as pessoas que me cercam, com essa família que Deus me deu aqui. Minha maior necessidade nesse momento? Preciso de dinheiro pra pagar as mensalidades atrasadas aqui na base. Preciso também das suas orações. As mensagens, curtidas, comentários e ligações fazem toda a diferença. Vocês não imaginam o quanto eu sou ministrado pelo amor e pelo carinho de vocês. Nem preciso dizer que estou com saudade, né? Saudade de você que está longe. Saudade da minha família e dos meus amigos. Estou com vocês em espírito. Amo cada um de vocês!


Home, o novo álbum da Kim Walker-Smith com o Skyler Smith, que é marido dela, tem embalado meus dias nesse último mês. Pursuit, uma canção que ela canta num álbum do Daniel Bashta, tem sido a minha oração a cada dia.

Um comentário:

Patycia :] disse...

Ahhh Fê, não pede prá Deus te levar não... vc é uma benção, mto + do que imagina irmão.

Esses momentos vem, mas q vc esteja sempre certo q Deus é nosso refúgio, nossa fortaleza, socorro bem presente nos dias de angústia. Q Ele sempre coloque pessoas ao seu lado pra te levantar qndo cair e quiser desisitir.

God bless you... em tudo que fizer e por onde andar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...