10.1.13

Boas Novas


Voltei! Demorei, mas estou de volta a blogosfera. Estava com muita saudade de compartilhar com você aqui no blog com. Parece que o tempo passa cada vez mais rápido, mas a grande verdade é que a nossa vida offline é muito agitada e eu tenho estado cada vez mais longe da internet. Não canso de constatar que a vida offline é tão mais legal que a online. Você concordam? Escrever aqui no blog é uma das coisas que mais me dá prazer, mas que eu sempre empurro com a barriga porque sei que quando me sento pra escrever são algumas horas. E quanto mais tempo eu fico sem escrever, mas coisas eu tenho pra escrever! Só pra variar são tantas coisas que eu nem sei por onde começar. Será que alguém ainda lê o que eu escrevo aqui? Não escrevo um post desde o meu aniversário, que foi em novembro do ano passado. Então sugiro que você vá ao banheiro, prepare um chá, um suco ou um café, coloque uma trilha sonora bem legal (aqui nesse post tem várias opções) e me acompanhe enquanto eu narro como foram os meus últimos meses aqui na base da Jocum em Almirante Tamandaré:

Turma da FMA com a Eunice.
O período teórico da FMA, a escola de aconselhamento que eu estou fazendo desde novembro do ano passado, está em sua reta final. Tem sido uma escola e tanto! Tivemos tantas aulas interessantes com professores maravilhosos e eu tenho aprendido tanto. O meu chamado tem se confirmado cada vez mais e eu tenho entendido a responsabilidade de ser um conselheiro. É tanta coisa ao mesmo tempo que eu nem tenho palavras pra descrever o que estou vivendo... de tudo que eu vivi nesses quase dois anos em Jocum, esse tem sido o tempo mais desafiador. Estou literalmente vivendo pela fé. Já pensei em desistir de tudo, mas Deus não deixa... é Ele quem tem me sustentado e me mantido firme aqui. Na primeira semana tivemos aulas tranquilas de Aconselhamento Pastoral com o Coty e sobre a pessoa do Espírito Sango com o Selmo. Também participamos do Seminário Cades-Barnéia, com o Lauré e a Filó. Na segunda e terceira semanas (época do meu aniversário) tivemos aulas e ministrações do Prumo Divino com a Betinha, da base de Recife. Depois veio Renovação da Mente com a Eunice, da base de Porto Alegre. Em dezembro tivemos as semanas abertas com os professores internacionais: Catherine Wuthrich, da Suiça, que falou sobre Tipos de Abuso. Barbara Sandiford, da base de Tyler nos Estados Unidos, falou sobre Medo, Ira e Depressão. Na última semana Thomas Grunder, um dos diretores da Escola de Aconselhamento da Universidade das Nações, falou sobre Relacionamento com o Pai. Tive a oportunidade de traduzir algumas aulas e ministrações da Catherine e isso me lembrou de algo que Deus me falou no CCL no ano passado, dias antes de eu traduzir a aula do John Dawson, que Ele me chamou como Arão, para ser porta-voz. Isso tem se cumprido de maneira tão natural e tem fluido tão bem. É algo que eu tenho prazer de fazer!

Traduzindo a Catherine

Pequeno Grupo de Discipulado da FMA.
Já lemos os livros Paredes do meu Coração, do Bruce Thompson e Maravilhosa Graça, do Philip Yancey. Esse mês estamos lendo O Imensurável Amor de Deus, do Floyd McClung Jr. Toda semana temos que fazer e entregar algumas páginas de um memorial, que chamamos de semanário. É quando eu processo o que vivi durante a semana e tento organizar meus pensamentos e digerir tudo que foi falado nas aulas. Além disso temos grupos pequenos de discipulado e discipulado individual. De vez em quando também rola uma confraternização. Deus tem falado muito comigo através de cada atividade da escola. Nesses quase três meses eu descobri tanta coisa que eu nem imaginava sobre mim. Coisas boas e coisas ruins. Eu tenho experimentado a minha humanidade mortal em comparação a soberania eterna de Deus e isso é uma loucura, como você já pode imaginar. Estou fazendo novas amizades e consolidando amizades que começaram quando eu cheguei aqui na base. Além disso eu estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas tão especiais e queridas de tantos lugares diferentes. Confesso que estou aprendendo a lidar com os meus sentimentos e com as minhas limitações sem machucar ninguém. 

Turma da FMA com o Thomas Grunder.
A base está sempre bombando. No final do ano passado tivemos o culto de formatura da ETED Arts e o culto de despedida do Eurípedes e da Hosana, que estão saindo da base para pastorear uma igreja em Goiânia. Tivemos também o culto de envio da ETED convencional e a formatura de mais um SEIS - Seminário Intensivo de Sexualidade. Esse mês está rolando a Oficina da Alma e a Escola da Família e no mês que vem começa mais uma edição do SEIS e a primeira edição do SIB. Em março começam as ETEDs e a EIFOL e por aí vai. No nosso site você encontra todas as informações sobre os diversos cursos que rolam aqui na base. 

Natal em família... e que família!
Amigos mais chegados que irmãos... juntos desde o começo.
Eu passei a véspera de Natal aqui na base com a minha família jocumeira, foi muito bom! Tivemos uma ceia deliciosa e trocamos presentes. Eu estava tão cansado que não conseguia nem pensar direito, mas no dia seguinte eu e a Lidiane fomos para o Sítio do Serelepe, que fica em Campo Magro, bem próximo a Curitiba. Fomos para passar três dias com o casal de amigos Deuza e José Mauro, mas ficamos oito dias por lá, na maior paz. Curtimos a natureza e as pequenas coisas boas dessas vida na ótima companhia desses dois queridos e do Emanuel, filho deles, que aparecia de vez em quando. Fizemos tudo que se faz num sítio e mais um pouco: colhemos uvas, fizemos vinho e tentamos fazer uva passa, cuidamos dos animais, jogamos muitas partidas de Hummikub, conversamos e comemos MUITO. Eu consegui descansar e aproveitar cada momento. Foi um presente de Deus e na virada do ano fizemos um churrasco e celebramos uma ceia... foi perfeito! Teve até uma tentativa de fogos de artifício... quem estava lá sabe bem o que eu estou falando!

Colheita de uvas no Sítio do Serelepe
Amizades: novas e antigas
Essa nem precisa de legenda, né? Mais um momento no sítio
Esse ano começou com tudo! Confesso que foi um baque voltar do sítio e recomeçar a rotina da escola. Não que seja uma escola pesada em termos de atividades, mas sim em termos de conteúdo. É tanto confronto e tanta revelação que as vezes da vontade de sair correndo. Na semana passada aprendemos sobre os Sistemas Familiares, com o Lauré e a Filó e essa semana estamos aprendendo sobre as Maçãs de Ouro, ou Escuta Ativa, com a Shirley Fernandes. Estou cansado e um pouco desanimado, mas me sinto fortalecido e não quero desistir. Quando eu paro e pendo em tudo que eu tenho vivido nesses anos com Deus eu vejo o quanto eu amadureci e o quando ainda tenho que amadurecer! Sei que estou no lugar certo, fazendo a coisa certa e quero permanecer no centro da vontade de Deus. Tenho aprendido a descansar e a esperar em Deus e, acima de tudo, estou aprendendo a viver na graça, o que é um desafio porque eu sempre fui muito legalista. Mas a vida é um desafio e uma aprendizagem constante. E eu preciso respeitar e a viver o tempo de cada coisa. Graças a Deus pelos amigos e pela família, que tem me sustentado em amor e em oração. Eu sou abençoado de ter vocês por perto, mesmo com alguns de vocês tão longe.

Desde que a escola começou, há três meses, eu ainda não consegui pagar nenhuma mensalidade (3 X R$ 550 = R$ 1.650). Ao mesmo tempo em que eu fico um pouco chateado e aflito com isso, eu entendo que a palavra que Deus me deu foi que Ele me sustentaria nesse tempo, então quero confiar nisso. Eu estou aqui há quase dois anos vivendo pela fé e Ele nunca me decepcionou. No mês que vem começa o nosso prático. Deus me deu uma palavra e eu discerni precipitadamente que Ele queria que eu fosse para Portugal, mas comecei a ter dúvidas e não tinha paz, então depois de muito orar entendi que deveria esperar, sem me mover, então vou fazer o primeiro mês do prático aqui na base, como obreiro dos módulos II e III do SEIS, que começa no dia 4 de fevereiro. Estou me organizando pra começar a dar aulas de inglês aqui na base. Até agora era algo que eu não conseguia conciliar com as minhas atividades, mas Deus tem me desafiado e eu creio que o tempo é agora.


Se você quiser contribuir com o trabalho que eu estou fazendo em missões é só entrar em contato comigo através do e-mail é felipe@jocum.org.br. Sou grato a Deus pela sua vida, porque você leu tudo isso e porque você torce pela realização desses sonhos. Sei que não é fácil entender a escolha que eu fiz de estar aqui, mas confio que Deus irá revelar Seus propósitos aos poucos e iremos nos surpreender com o resultado dessa jornada. Te amo em Cristo Jesus. Conto com as suas orações!

Ah, no vídeo abaixo você confere os melhores momentos dos primeiros dois meses da escola:

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Fê, adorei e como sempre, quero estar com vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...