20.8.12

Provisão, Sustento e Multiplicação


Têm coisas que acontecem na minha vida que precisam ser compartilhadas. Até o início deste mês eu estava com sete mensalidades atrasadas aqui na base e isso estava me tirando o sono e me deixando bem chateado, a ponto de me fazer querer desistir de tudo e voltar a trabalhar, a ilusão de uma vida "normal" que sempre volta a tona quando as dificuldades chegam. Mas eu estava me esquecendo que foi Deus que me trouxe pra cá e que foi Ele que me mandou ficar aqui como voluntário.

Eu cheguei aqui em fevereiro do ano passado para fazer uma escola de treinamento e discipulado de cinco meses e quando a escola terminou eu entendi que deveria permanecer aqui na base como obreiro. A minha escola já foi um milagre porque eu cheguei aqui com o dinheiro da matrícula e da primeira mensalidade. Era tudo que eu tinha, mas terminei a escola com tudo pago. Quem pagou? O próprio Deus, através de pessoas que eu nunca imaginei. Sim, porque as pessoas que eu imaginei que pudessem me ajudar não me ajudaram. E isso não tem nada a ver com elas, que fique claro, é assim que Deus faz. Eu estava contando com as pessoas e não com Ele. Confiava que elas iriam me ajudar a cada mês, mas não confiava que Ele fosse capaz de me sustentar como havia prometido. Que bom que Ele é fiel, apesar da minha constante infidelidade, incredulidade e falta de confiança. Deus é assim.


E quando eu decidi voltar em agosto do ano passado Ele me disse que eu seria sustentado por ofertas, ou seja, eu não receberia na minha conta todo mês os R$ 280 da mensalidade da base, que era o que eu queria e o que eu imaginava que Ele devesse fazer, já que me chamou pra ser voluntário aqui. Mas Deus não é refém dos meus caprichos. Ele sabe como me tratar e tem me ensinado a viver pela fé. Nem preciso dizer que Ele quitou todas as mensalidades no ano passado e ainda bancou a viagem de dois meses que fizemos pra Uberaba e Brasília, né? Ele é fiel e tem me sustentando a cada dia. Sério, tem dias que eu chego no quarto e tem uma sacolinha na minha cama com tudo que eu preciso para minha higiene pessoal: papel higiênico, pasta e escova de dente, desodorante, sabonete, etc. E Ele ainda me surpreende, me mimando com coisas que Ele sabe que eu amo: chocolate, frutas, chás, etc. Deus é assim. Ele tem me sustentando de maneira maravilhosa nesse lugar. Eu tenho uma cama quentinha pra dormir e como três refeições deliciosas todos os dias. Nunca me faltou nada.

Eu costumo dizer que não trabalho desde 2009, mas isso não é bem verdade. Eu trabalhei voluntariamente como coordenador do Desafio Jovem Ebenézer de Cosmópolis/SP em 2010 e estou aqui na base da Jocum em Almirante Tamandaré/PR como obreiro voluntário das ETEDs Comunicadores e Artes há mais de um ano. A verdade é que eu não sou funcionário de nenhuma empresa multinacional e não tenho patrão ou colegas de trabalho. Sou trabalhador sim, mas da obra do Senhor. Trabalho com os meus irmãos e com o nosso Pai em uma organização internacional sem fins lucrativos: o Reino de Deus. Nós não batemos cartão nem fazemos hora extra. Nossa vida é nosso trabalho e nossa casa é o lugar onde trabalhamos. Pode até soar estranho e parecer utópico, mas é isso mesmo. Eu tenho vivido assim e sei que foi para isso que Deus me chamou.

Eu não poderia deixar de finalizar agradecendo a Deus pela vida de cada pessoa que Ele tem usado pra me abençoar ao longo desse tempo. Eu nem teria como citar cada um de vocês, mas vocês sabem quem são. Sério, são tantas bênçãos que eu nem sei por onde começar. Sou grato pelas ofertas em dinheiro entregues pessoalmente a cada dia: desde a de R$ 0,50, que era o dízimo de R$ 5 que a pessoa recebeu de oferta até a de R$ 500, que pagou as minhas passagens pra Uberaba e Brasília. Isso sem falar na de R$ 1.000, que foi a oferta que quitou a minha ETED em 2011. Sou grato pelos créditos que aparecem de repente no meu celular. Pelas mensalidades que são pagas na secretaria sem eu nem saber por quem e pelas ofertas que aparecem na minha conta toda semana. Sou grato pelo cartão do banco e pelo papelzinho com a senha do cartão e o pedido: "gaste o quanto você precisar no mercado ou na padaria. Deus pediu pra eu te abençoar". Como eu tenho sido abençoado. Sou grato pelos envelopes na minha cama e pelas mãos no meu bolso. Sou grato por cada sacolinha cheia, por cada compra, cada chocolate e cada pacote de chá. Sou grato pelas roupas que eu ganho, outro dia estava orando por uma calça jeans e ganhei três do meu tamanho exato, do jeitinho que eu gosto. Dá pra acreditar?

Ah, você deve estar se perguntando sobre as sete mensalidades que eu falei que estava devendo no início desse post, né? Cinco delas foram quitadas e eu nem sei como! Milagre de Deus. Providência divina. Ele tem cuidado de mim. Eu sou grato a Deus porque Ele que tem me sustentado em todos os sentidos. Estou falando sobre finanças e necessidades básicas aqui, mas não é só nisso que Ele tem me sustentado. Seu agir na minha vida tem sido profundo em todas as áreas e eu tenho buscado compartilhar isso com vocês porque sei que é (também) através de testemunhos como esse que o Espírito Santo edifica a fé das pessoas.


Continuo contando com as suas orações, viu? Amo vocês!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...